Avowed compartilha sua localidade fictícia com Pillars of Eternity, a lendária franquia da Obsidian: ambos se passam em Eora. Apesar disso, o novo RPG contará apenas com duas opções de raça para escolher no criador de personagem: humano e elfo, enquanto os jogos da saga PoE contavam com até seis tipos.
A revelação foi um pouco decepcionante para alguns fãs, e a diretora do jogo, Carrie Patel, explicou as duas principais motivações para essa escolha.
A primeira motivação tem como base o contexto histórico do jogo: o protagonista do jogo é um representante do Império Aedyr, que é predominantemente dominado pela presença de elfos e humanos. Segundo Pattel, a decisão leva em consideração o cânone do universo de Pillars e da região apresentada.
Publicidade
Já a segunda motivação, segue uma linha de raciocínio que se apoia no desenvolvimento do jogo. Em declaração ao IGN, a diretora comentou: “Queremos ter certeza de que qualquer experiência que estamos oferecendo seja suave, natural e bem cadenciada para o jogador – e uma das coisas sobre as espécies de Pillars e que eu acho muito mais fácil de explicar em um jogo isométrico é a variação de tamanhos. Você tem aumauas, humanos e elfos que estão mais ou menos na mesma escala, e então você tem orlans e anões que são menores. E para cada um deles, especialmente em primeira pessoa, você está ajustando a altura do personagem do jogador e onde suas armas estão em relação aos inimigos e como seus golpes atingem eles. E obviamente não é que nenhuma dessas coisas seja impossível de resolver, mas você está sempre fazendo escolhas e escolhendo suas prioridades no desenvolvimento.”
Carrie se recusou a comentar mais sobre o criador do personagem em Avowed, que ainda foi pouco explorado e mostrado durante as apresentações do jogo.
Avowed chega em 2024 exclusivamente para Xbox Series X|S e PC, diretamente no Xbox Game Pass.