Explorando a ambientação e os detalhes
Poucos títulos atualmente conseguem entregar uma experiência à qual podemos chamar de nova geração. Alan Wake 2, por sua vez, certamente é um desses jogos. O game traz detalhes que realmente elevaram seu patamar a um dos jogos mais bonitos já feitos. A ambientação, por exemplo, traz uma riqueza de detalhes impressionante. Cada objeto em cena foi extremamente bem trabalhado, entregando um aspecto geral de gameplay espetacular. Isso torna cada etapa de jogo um deslumbre para os olhos, tanto em cenários de florestas, como em cenários de cidade e em ambientes externos e internos.
Polimento gráfico que vai além: Uma experiência visual excepcional
Inicialmente, o realismo é que mais chama a atenção. Ele entrega uma qualidade de texturas bem acima do que estávamos acostumados a ver. A parte engraçada disso é que nos consoles, o game entrega um preset de texturas mais próximas do mínimo. No entanto, isso não tira o brilho de maneira alguma do game. Todos os materiais são extremamente bem trabalhados, e você consegue distinguir exatamente o que é cada um deles pela sua textura. Um bom exemplo, do quão absurdas as texturas são, é o detalhe que existe na blusa da personagem quando estamos no ‘lugar mental’. Você consegue ver pequenos relevos formados pelo tecido danificado da blusa que a personagem principal usa. Isso é insano.
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Iluminação que beira a perfeição e se adere ao terror de maneira incrível
É sempre bom mencionar a importância de uma boa oclusão de ambiente em um jogo. Luz e sombra têm um papel primordial, não só na atmosfera de um jogo, mas principalmente em um survivor horror como temos aqui. Ambos agregam muito volume ao elemento dos cenários. Alan Wake 2, por sua vez, traz uma iluminação que beira a perfeição. Além disso, a oclusão ambiente não deixa nada a desejar em comparação com ferramentas como oclusão por raytracing ou lumen, mesmo sem utilizar nenhuma das duas na versão de console. As sombras, por sua vez, tem um nível baixo a longas distâncias, mas melhoram progressivamente, quando vamos nos aproximando, e permitindo um excelente resultado, de forma geral. Os reflexos, por sua vez, utilizam SSR nos consoles com opção de raytracing para PC.
Performance nos consoles Xbox Series X|S
Um medo recorrente dos jogos da Remedy Entertainment é a sua otimização. Control e Quantum Break não nos deixam esquecer. Apesar da situação aqui não ser tão diferente assim, o jogo prova seus motivos com tudo que mencionei acima. Dessa forma, os consoles Xbox são levados ao seu máximo! Vamos falar primeiro do pequeno Xbox Series S. O jogo tem apenas um modo gráfico aqui com uma resolução interna de 847p, com upscaling via FSR para 1440p, além de uma taxa de quadros de 30FPS. Já no Xbox Series X, temos 2 modos gráficos. O modo qualidade entrega uma resolução de 1270p com FSR para 4K e 30FPS, enquanto o modo desempenho oferece 847p internos com FSR para 1440p, com uma meta de 60FPS.
O conjunto da obra beira a perfeição
Em resumo, Alan Wake 2 oferece uma experiência gráfica raramente vista. O jogo concentra-se em ser cinematográfico e entrega algo brilhante do ponto de vista técnico. Embora o jogo tenha seus problemas de desempenho, todos esses obstáculos desaparecem quando contemplamos o espetacular resultado proporcionado por este jogo, que verdadeiramente demonstra o potencial da nova geração.
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