Em entrevista realizada durante a Game Developers Conference, desenvolvedores contaram que alguns estúdios indies não conseguem fechar mais grandes acordos comerciais para financiar seus projetos como antes. Xbox Game Pass e Epic Games, que ofereciam estes acordos, reduziram consideravelmente as propostas no mercado.
Conversei com pelo menos cinco equipes pequenas, com 35 membros ou menos, durante o GDC, e eles disseram: cortes, cortes, cortes, financiamento cancelado, negociações que estavam acontecendo há um ano não existem mais. Isso é uma merda. Somos definitivamente muito privilegiados por sermos autossuficientes. Caso contrário, eu ficaria muito, muito, muito assustado agora.”
Casey Yano, o co-fundador do estúdio Mega Crit, responsável por Slay the Spire
Já Chris Bourassa, co-fundador da Red Hook Studios, que desenvolveu o bem-sucedido Darkest Dungeon, disse que os acordos por parte da Microsoft para trazer jogos indies ao Game Pass “caíram de escopo”, desde que o serviço começou. “A corrida do ouro acabou. Uma mudança de paradigma talvez esteja esperando por nós, mas definitivamente acho que a escala dos negócios de que ouvi falar estão bem menores em relação aos grandes dias. Certamente conseguimos nosso acordo com a Epic no momento certo”.
Lembrando que Darkest Dungeon II, foi lançado de forma antecipada exclusivamente na Epic Games, mesmo com o primeiro jogo tendo sido também um sucesso antecipado na Steam. Em boa parte dos casos, estes acordos oferecem aos estúdios a chance de cobrir os custos de desenvolvimento, assim que chegam ao mercado. Portanto, até desenvolvedoras menores com um histórico de sucesso, como o caso da Red Hook Studios, costuma aceitá-los, quando são viáveis.
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Darkest Dungeon e Slay the Spyre (desenvolvido pela Mega Crit de Casey Yano), são dois ótimos títulos que estão presentes no Xbox Game Pass. Então, é uma boa oportunidade para conhecer mais do trabalho desses talentosos estúdios.
Fonte: PC Gamer