Os fãs puristas de Fallout: New Vegas estão mais atrapalhando os novos fãs da saga do que ajudando. Nos últimos dias, a série Fallout tem estado constantemente nos Trending Topics, e isso não é sem motivo. Já assisti à série inteira duas vezes e posso afirmar que é fantástica. Acredito que o consenso, pelo menos entre todos que assistiram à série, é de que ela é muito boa.
Obviamente, não dá para agradar todo mundo, mas isso não é um problema, pois é uma realidade da vida. No entanto, o problema começa quando surge um tipo de “gatekeeping” prejudicial. E como isso está acontecendo?
Basicamente, muitas pessoas decidiram que a série Fallout descanonizou Fallout: New Vegas e várias outras coisas, e estão atacando a série e pessoas constantemente.
Publicidade
No entanto, Todd Howard confirmou várias informações relacionadas à série para acalmar os ânimos. E o que essas confirmações implicam? São coisas que já estão sendo discutidas há muito tempo por quem acompanha a série. Em entrevista a IGN, ele esclareceu toda a linha do tempo da franquia Fallout e o cânone, eliminando todas as possíveis interpretações duplas e equivocadas que poderiam surgir sobre a série.
A linha do tempo que causou a polêmica não se refere à data da explosão das bombas em Shady Sands, nem a qualquer outra coisa que esteja sendo discutida. Fallout: New Vegas não deixou de ser canônico; o jogo continua a ser parte do cânone. A série está alinhada com a lore do jogo. No entanto, isso não parece importar para alguns fãs de Fallout que são tão puristas, a ponto de impor um gatekeeping absurdo. Esse comportamento apenas desencoraja as pessoas a jogarem Fallout ou a darem uma chance à franquia.
Isso ocorre em muitas franquias grandes, seja do PlayStation, Nintendo, ou de onde for. É irritante e frustrante. Como alguém que considera a franquia Fallout sua favorita, e que já dedicou mais de 3 mil horas só no Fallout: New Vegas, é decepcionante ver uma parcela significativa de fãs atacando ou impedindo a felicidade das pessoas. Isso vai além da série.
Publicidade
Estou vendo várias postagens por toda parte de pessoas se colocando em pedestais absurdos por serem fãs de Fallout: New Vegas, e julgando todos os novos fãs que estão chegando com Fallout 76, Fallout 4, ou aqueles que, por algum motivo, não têm interesse em jogar Fallout 3 ou o próprio New Vegas. Começa a surgir esse pensamento purista, como se fosse uma competição para ver quem é o maior fã. Algumas pessoas insistem que só se é um verdadeiro fã de Fallout se você gostar de New Vegas, dos Fallouts originais ou até de Fallout 3.
Isso é um completo absurdo e uma total mentira. Ser fã de Fallout significa jogar o jogo que você escolher, da maneira que preferir, quando quiser e na quantidade que desejar. Não é por ser fã de algo que você se torna superior a alguém, ou porque joga muito. Ser apenas um fã mais fervoroso não importa. Ninguém se importa com isso. E essa atitude só prejudica a franquia como um todo, afastando potenciais jogadores que poderiam querer experimentar Fallout por causa da série.
“Se eu tiver que aguentar esse tipo de pessoa, eu simplesmente não vou jogar esse jogo.” Pessoalmente, não sou fã de Fallout 76. Mas se meu amigo joga e gosta, e é o jogo favorito dele, isso é problema dele, não meu. Não me importo. Isso não é relevante. As pessoas precisam parar de impor regras e começar a aproveitar mais os jogos. É assim que tudo começa. Agora estou me envolvendo nessa situação, cutucando um vespeiro de coisas que amo, porque aparentemente algumas pessoas não têm a capacidade de deixar os outros serem felizes.
Publicidade
Esse gatekeeping não faz de você um fã superior a ninguém, na verdade, agindo assim, mal dá para considerá-lo um verdadeiro fã. É por causa desse comportamento que muitas pessoas perdem a vontade de interagir com qualquer fandom por aí.
Portanto, não seja assim. Permita que as pessoas sejam felizes, joguem os jogos como desejarem. Deixe que a série seja a porta de entrada para uma nova leva de fãs, porque sem novos fãs, sem pessoas jogando, como isso poderia ser bom? Todo produto, afinal, perde fãs com o tempo e precisa conquistar novos para crescer ainda mais.
Não que Fallout não seja popular; é um dos RPGs mais populares de todos os tempos. Mas vocês estão captando a essência do que estou dizendo. Esse tipo de atitude só afasta pessoas da franquia.
Publicidade
Não é possível que, ao expressar isso aqui, tentando trazer um pouco de luz e ser a voz da razão, seja considerado polêmico e controverso. É algo tão óbvio e tranquilo. A felicidade das pessoas incomoda tanto assim?
Ser purista é irritante, ninguém vai gostar de você agindo assim, e ponto final. A franquia só tem a ganhar com essa série, que é excelente, extremamente boa, atraindo muitas pessoas. Só estou ouvindo feedback positivo de todos os lados.
Eu, morando aqui na América do Norte, estou ouvindo feedback positivo de todos que trabalham comigo, e isso é ótimo. É incrível ter novas pessoas com quem conversar sobre Fallout, algumas das quais nunca imaginei que falaria sobre o jogo na minha vida. Elas estão se interessando em jogar por causa da série. E, no Brasil, todas as pessoas que conheço estão falando sobre Fallout, o que é maravilhoso.
Publicidade
Não quero ficar restrito apenas ao meu grupo de RPG para falar sobre a franquia que mais amo em toda a minha vida. Já converso sobre RPG com essas pessoas, mas gostaria de poder conversar com novas pessoas, mostrar a elas o mundo dos RPGs, as franquias que amo. Quem sabe falar sobre The Elder Scrolls, Vampire: The Masquerade, ou até mesmo organizar uma sessão de Dungeons & Dragons, reunir um grupo para jogar e introduzi-los a vários RPGs. Isso seria incrível!
Além disso, a declaração de Todd Howard foi excelente. Ele confirmou o que precisava ser confirmado e explicou detalhes que talvez não tenham sido tão bem esclarecidos na série. Apesar de eu já ter entendido isso antes da declaração, é importante tentar acalmar as coisas. Fiz essa matéria um pouco irritado, mas acredito que era necessário. Este momento propicia isso.