O atual chefe da Xbox Game Studios, Alan Hartman irá se aposentar em novembro, após 36 anos de carreira.
Conhecido por ser o criador e líder da Turn 10 e após um tempo liderar a Xbox Game Studios, Alan Hartman, acrescentou e muito à plataforma Xbox. Foi responsável pela franquia Forza, e trabalhou em diversos outros títulos para o console da Microsoft como Age of Empires e Fable.
Agora, após a aposentadoria de Hartman, Craig Duncan, atual lider da Rare por 14 anos, irá assumir um dos cargos mais importantes no Xbox. Após Duncan assumir, a Rare ficará sendo liderada por seus veteranos, Joe Neate e Jim Horth.
Publicidade
Craig se destacou ao supervisionar títulos Kinect e pelo lançamento de Sea of Thieves, o qual se tornou um sucesso instantâneo. Além disso Craig trabalhou em empresas como Sumo Digital, Midway e Codemasters.
Agora, com sua nova posição, ele será responsável por desenvolvedoras como Halo Studios, Turn 10, The Coalition, Playground Games, Rare, Ninja Theory, Compulsion Games, dentre outros.
Confira o que Matt Booty, o presidente de Game Content and Studios, diz sobre a aposentadoria de Hartman:
Publicidade
A carreira de Alan foi marcada pela inovação, dedicação e uma paixão inabalável por jogos.
Começando como contratado na Microsoft no incipiente grupo de CD-ROM em 1988, Alan trabalhou em uma variedade de projetos em seu tempo aqui, de Age of Empires a Brute Force como chefe de estúdio da Digital Anvil, até a fundação da Turn 10. Ao longo dos anos, Alan, Turn 10 e Playground Games entregaram 13 jogos Forza Motorsport e Forza Horizon, transformando Forza em uma das principais franquias de corrida do mundo e regularmente aumentando as capacidades do nosso hardware. Seu trabalho para avançar a acessibilidade em jogos estabeleceu uma referência para a indústria e, sob sua liderança, o Xbox Game Studios lançou vários títulos aclamados pela crítica este ano e preparou o cenário para jogos altamente esperados como Avowed, South of Midnight, Fable e muito mais.
Em sua nova função, Craig continuará se concentrando em ajudar nossos estúdios a oferecer experiências de jogo diferenciadas e de alta qualidade que podem se transformar em franquias de sucesso e alcançar mais jogadores por meio do investimento em novas propriedades intelectuais.
Alan Hartman, em seu Linkedin, também comenta:
Ser um chefe de estúdio de jogos é uma das funções mais gratificantes e desafiadoras no entretenimento. Acredito que é o melhor trabalho na Microsoft. Sempre soube que tínhamos imenso talento na XGS, mas não percebi o quanto gostaria de passar tempo com nossos líderes de estúdio e suas equipes. Foi uma honra representar a XGS, e realmente quero dizer isso – um prazer passar tempo com todos os nossos estúdios.
Estou orgulhoso do que conquistamos juntos e estou animado com o que temos no pipeline! Avowed, Clockwork Revolution, Fable, Gears of War E-Day, Microsoft Flight Simulator 2024, South of Midnight e muitos outros jogos anunciados e ainda a serem anunciados. Tenho muita expectativa e confiança no que todos os nossos estúdios estão criando e estou animado com o que essas equipes realizarão com Craig Duncan como o novo chefe do Xbox Game Studios.
Fonte: Game Industry.biz