Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Adiamento de Black Myth: Wukong no Xbox pode não ser apenas por otimização

Black Myth: Wukong, desenvolvido pela Game Science, é um dos lançamentos mais aguardados deste ano. O jogo vai adaptar a história da lendária figura do Rei Macaco, presente no clássico conto da Jornada ao Oeste. Inicialmente, o título estava listado para chegar ao PS5, Xbox Series X|S e PC. No entanto, após o último trailer divulgado na Summer Game Fest, a plataforma da Microsoft não apareceu listada no vídeo de divulgação. A situação obviamente chamou a atenção de todos e na sequência a Game Science disse que a versão para Xbox não chegaria no lançamento, pois seria necessário mais tempo de otimização.

Atualmente estamos otimizando a versão de Xbox Series X|S para atender aos nossos padrões de qualidade. Portanto, ela não será lançada simultaneamente com as outras plataformas. Pedimos desculpas pelo atraso e pretendemos minimizar a espera dos usuários de Xbox. Anunciaremos a data de lançamento, assim que atender aos nossos padrões de qualidade.

Game Science

Todavia, segundo Jez Corden, do Windows Central, o adiamento de Black Myth: Wukong no Xbox pode não estar atrelado apenas visando uma melhora de desempenho na plataforma. Questões comerciais também podem estar envolvidas.

Adiamento visando apenas desempenho? Talvez não

Durante sua estadia em Los Angeles para cobrir o Xbox Games Showcase, Jez conta que ouviu rumores de que o lançamento tardio de Black Myth: Wukong não seria apenas por otimização, mas que o Playstation também poderia ter firmado algum tipo de acordo de exclusividade com a Game Science. Ao entrar em contato com a Microsoft e a própria Game Science referente as questões de otimização, Jez obteve uma resposta somente da companhia norte-americana. Confira abaixo:

Publicidade

Estamos entusiasmados com o lançamento de Black Myth: Wukong no Xbox Series X|S e trabalhando com a Game Science para trazer o jogo para nossas plataformas. Não podemos comentar os acordos feitos pelos nossos parceiros com outras plataformas, mas continuamos focados em tornar o Xbox o melhor lugar para os jogadores, e os grandes jogos estão no centro disso.

Levando tudo em consideração, Jez acredita que a resposta enviada pela Microsoft sugere que exista sim, um acordo de exclusividade com terceiros, mesmo a companhia não tendo afirmado isso explicitamente. De toda forma, a não vinda de Black Myth: Wukong ao Xbox no lançamento se torna um problema o qual a Microsoft precisa lidar. Um adiamento por questões de otimização reforçam mais uma vez a ideia do Xbox não ser uma prioridade para muitos estúdios e empresas e de que o Xbox Series S, console de entrada da Microsoft, também não é um hardware tão fácil de se trabalhar. Do mesmo modo, um acordo de exclusão, mesmo que temporário, representa outra “vitória” da Sony de enfraquecer sua principal concorrente.

Exclusão e adiamentos sem datas são recorrentes

O caso de Black Myth: Wukong não é uma exceção, mas um movimento que tem ocorrido com uma certa regularidade. Tivemos muitos exemplos nos últimos anos, como a ausência dos últimos títulos principais de Final Fantasy – que não estão até hoje no Xbox sem qualquer data de uma possível chegada. Assim como, Kena: Bridge of the Spirits que foi um exclusivo do Playstation nos consoles por quase 3 anos. Este último, ao menos, chegará a plataforma da Microsoft em agosto.

A ausência de uma versão de Marvel vs. Capcom Fighting Collection para o Xbox causou muito barulho nas redes sociais por parte dos fãs. Imagem: Divulgação/Capcom

Já outros jogos não chegam ao Xbox somente porque muitas publicadoras não acreditam que vale a pena o esforço de lançar seus produtos na plataforma. Nesta semana, tivemos a Nintendo Direct e vários dos jogos anunciados serão lançados em praticamente todo lugar, menos no Xbox. Com muitos deles inclusive não possuindo qualquer acordo comercial que justificasse a exclusão. Se você quiser saber mais sobre o evento, confira nossa artigo que lista tudo que está confirmado para chegar ao Xbox.

Publicidade

Baldur’s Gate 3, vencedor do Jogo do Ano de 2023, também foi outro jogo que chegou com meses de atrasos por motivos de otimização. Na época, a Larian Studios dizia que pela menor capacidade de memória RAM e por possuir uma GPU menos potente, o Xbox Series S não conseguia entregar uma performance satisfatória do modo split-screen co-op.

De todo modo, ainda que não saibamos o real motivo que levou ao adiamento de Black Myth: Wukong para os consoles Xbox, a única certeza que temos é que, no fim, os mais prejudicados serão sempre os consumidores. Pois são eles que precisam lidar com a incerteza de talvez serem excluídos de um lançamento muito desejado.

Fonte: Windows Central

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now