Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Review: Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections: uma coleção que não respeita o próprio legado

Após diversos lançamentos, adaptação da trama original já concluída e um longo hiato, a Bandai Namco levantou questionamentos entre os fãs se a franquia Naruto: Ultimate Ninja Storm chegaria a receber um novo título no futuro. Hoje esse futuro já é realidade, mas que infelizmente, é uma montanha-russa de emoções. Confira a seguir o que achamos do mais recente lançamento, Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections.

O jogo definitivo da franquia até agora… no papel

Storm Connections tem como premissa ser a ponte entre o mangá original e Boruto: Naruto Next Generation, resgatando a história completa de Naruto em um só pacote, tanto para jogadores habituados quanto para possíveis novos fãs, criando uma trama própria baseado nos personagens de Boruto. Conceitualmente é uma ideia ótima, visto que o conteúdo do mangá original está segregado em quatro jogos diferentes, cada um com uma estrutura única de campanha e combates que diferem entre si. Se esse conteúdo fosse padronizado em uma só roupagem, seria a forma definitiva de experienciar a história nos videogames, mas será que deu certo?

Belíssimo como sempre

A franquia Naruto Ultimate Ninja Storm sempre foi muito bonita com os seus visuais Cel-Shading, cores vibrantes e linhas expressivas. Em Storm Connections, a qualidade se mantém e é aprimorada ainda mais. Com um número expressivo de partículas na tela em alta resolução, o jogo consegue ser um deslumbre visual durante cenas e cutscenes 3D e batalhas de chefe. Some isso com o suporte a 4K 60fps no Xbox Series X (o Xbox Series S executa o jogo em 1440p 30fps) e você terá uma das melhores experiências visuais no estilo cartunesco em um videogame.

Publicidade

Combate de sobra e refinado

De forma geral o combate do jogo não difere muito dos combates anteriores, mas se há algo que Storm Connections honra o título de ser um bom compilado é em sua impressionante quantidade de personagens e cenários jogáveis, são mais de 150 personagens disponíveis logo de cara ao jogador, além de todos os cenários de batalha presentes nos jogos passados, reunidos em um só jogo.

Naruto Storm Connections / Xbox Originals

Mas nem tudo se trata apenas de ser uma mistura dos jogos anteriores, Storm Connections traz suas próprias mudanças únicas ao combate, entre algumas das mudanças estão:

  • Substituição de projéteis e shurikens com chakra (Y + X) por movimentos secundários rápidos (anteriormente ativados com LS + B).
  • Jutsus de substituição são recarregados por tempo e não mais por dano sofrido.
  • Intervalo reduzido na carga automática de chakra.
  • Batalhas de 3 turnos agora reiniciam o medidor de vida de ambos os lutadores no final de cada turno.
  • Itens consumíveis agora possuem intervalo de uso, mas passam a ter usos ilimitados.

Mudanças como essas não alteram drasticamente a jogabilidade mas faz com que jogadores experientes tenham que repensar estratégias, principalmente em partidas de resistência e batalhas online.

Publicidade

Naruto Storm Connections / Xbox Originals

Mas nem tudo são flores…

Apesar dos pontos citados anteriormente, Storm Connections faz um trabalho bem abaixo do esperado em suas campanhas e falha na premissa de ser a forma definitiva de experienciar a trama do mangá.

Cada uma das duas campanhas do jogo possui uma estrutura própria, sendo divididas entre “História” e “História Especial”, onde a primeira traz a já citada trama do mangá original, enquanto a segunda se trata de uma história criada especialmente para o jogo e que não é canônica no universo de Boruto.

Naruto Storm Connections / Xbox Originals

O modo “História” consiste em 8 capítulos com diversos pontos de narrativa que retratam alguns dos acontecimentos do mangá e anime, similar ao que acontece em Ultimate Ninja Storm 4. Porém,  diferente dos jogos anteriores, Connections faz uso de cenas estáticas com diálogos do anime e uma narração própria entre os acontecimentos.

Publicidade

Entretanto, o maior problema que tive foi com a quantidade exagerada de conteúdos e acontecimentos importantes que sequer foram citados no decorrer da jogatina, inclusive com alguns desses presentes em jogos anteriores e que foram cortados completamente. Diversas “batalhas de chefes” (batalhas especiais com cinemáticas e Quick Time Events que trazem profundidade aos acontecimentos da mesma) não existem em Storm Connections, seja porque a batalha em questão não foi citada ou foi transformada em apenas uma batalha regular, que não prende tanto a atenção e acontecimentos que deveriam ser destaques se tornam apenas “mais um”.

Algumas das “batalhas de chefe” anteriores e importantes que não existem em Storm Connections, apenas para citar algumas:

  • Tsunade vs. Orochimaru – Ninja Storm
  • Gaara vs. Deidara – Ninja Storm 2
  • Sakura vs. Sasori – Ninja Storm 2
  • Naruto (4 caudas) vs. Orochimaru – Ninja Storm 2
  • Naruto vs. Kakuzu – Ninja Storm 2
  • Jiraya vs. Pains – Ninja Storm 2
  • Naruto vs. Sasuke – Ninja Storm 3
  • 5 Kages vs. Madara – Ninja Storm 3
  • Sasuke vs. 3 Hokages – Ninja Storm 4
  • Time 7 vs. Kaguya – Ninja Storm 4

Tais cortes, somados com a história apressada, que tenta adaptar 700 capítulos de um mangá em torno de 5h de jogo, tornam a experiência do modo história de Storm Connections similar ao modo apresentado em Ultimate Ninja Storm Generations, em que boa parte dos acontecimentos são retratados em cenas estáticas sem qualquer profundidade.

Publicidade

Naruto Storm Connections / Xbox Originals

Já o modo “História Especial” é consideravelmente melhor trabalhado, sendo perceptível o foco da equipe de desenvolvimento nesse modo em relação ao outro já que boa parte do conteúdo apresentado aqui é novo, com novas batalhas bastante divertidas e deslumbrantes e uma nova trama feita totalmente em cenas 3D (ao invés de cenas estáticas). Porém, apesar de melhor trabalhado, o modo não apresenta uma trama que tenha relevância ao universo de Boruto, sendo facilmente ignorável para quem deseja saber apenas dos acontecimentos canônicos, já que a “Quinta Grande Guerra Ninja” da trama não acontece no mangá de Boruto.

Naruto Storm Connections / Xbox Originals

Modos online são apenas menus sem utilidade

Já não é de hoje que os modos online da saga Ultimate Ninja Storm não funcionam direito no Xbox, principalmente em nosso país, seja por dificuldade em achar partidas, travamentos e até mesmo desconexões repentinas sem motivo. Infelizmente isso se repete em Storm Connections, onde nos últimos dois meses realizei diversas tentativas de conexão mas sem sucesso, tornando o modo praticamente inexistente para quem pretende comprar o jogo por esse motivo.

Vale a pena?

Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections consegue ser um bonito passa-tempo e divertido se você planeja jogar batalhas locais com seus amigos, mas se busca outros motivos que tornam o jogo marcante em relação aos demais ou é um viajante de primeira viagem e deseja conhecer o universo de Naruto, Storm Connections não é o jogo que vai te atender. Com tramas que pouco agregam e alguns modos principais inoperantes, comprar o jogo no estado atual é garantir diversão por apenas algumas horas e nada mais do que isso.

Publicidade

Se você não jogou nada da franquia, há outras opções nas lojas que podem te atender melhor e com um preço mais acessível, como o pacote Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Legacy, que trás quatro jogos da saga e consegue contar a história desse universo de uma forma mais coesa e com maior profundidade.

Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections foi cedido pela Bandai Namco para a produção desta análise, a quem agradecemos.

O jogo foi jogado em um Xbox Series X e um Xbox Series S.

Publicidade

Naruto X Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections
5.5Medíocre
Descrição
Após diversos lançamentos, adaptação da trama original já concluída e um longo hiato, a Bandai Namco levantou questionamentos entre os fãs se a franquia Naruto: Ultimate Ninja Storm chegaria a receber um novo título no futuro. Hoje esse futuro já é realidade, mas que infelizmente, é uma montanha-russa de emoções.

Positivo

  • Jogabilidade divertida com mudanças que agregam.
  • Visuais vibrantes.
  • Personagens e cenários em abundância.

Negativo

Publicidade

  • Modo história (mangá) com pouca profundidade e apressado.
  • Acontecimentos importantes da história cortados em relação aos jogos anteriores.
  • Modo história especial com trama que não agrega ao universo da franquia.
  • Modos online não funcionam corretamente.
  • Dublagem e narração com frases e gritos "robóticos".

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now