O Gênero de RPG tem diversas vertentes e é um dos mais antigos da indústria. Se você estiver sem saber qual jogar, aqui está uma lista dos 10 RPGs mais interessantes que marcaram época no gênero. E que estão disponíveis no serviço de assinatura Xbox Game Pass!
Porém, antes da lista em si, vamos a algumas menções honrosas?
Menções honrosas
De fato, nem todos os RPGs listados no catálogo entraram na lista, mas isso não significa que eles sejam ruins, na verdade, muitos aqui são fantásticos, vamos a eles:
Publicidade
- Yakuza: Like a Dragon
- Sea of Stars
- Lies of P
- Tales of Arise
- The Elder Scrolls IV: Oblivion (Não está disponível na loja Brasileira do Xbox)
- Fallout 2 (Apenas no PC Game Pass)
- Starfield
- Assassin’s Creed: Trilogia RPG (Origins, Odyssey, Valhalla)
- Dragon Age: Inquisition
- The Outer Worlds
- Fallout (Apenas no PC Game Pass)
- Persona 3 Reload
- Diablo IV
- Dragon Age: Origins
- Citizen Sleeper
E muitos outros jogos que poderiam estar aqui. Se eu esqueci de algum, por favor comente abaixo! O catálogo do Xbox Game Pass é simplesmente monumental, principalmente quando se trata deste amplo gênero.
Agora sim, vamos para a lista! Confira o top 10 abaixo:
10. Fable II
Lançado em 2008, e sendo um dos principais exclusivos do Xbox 360, Fable II seguiu os passos de seu antecessor e se manteve com um dos RPGs mais únicos já feitos. Seja pela estética, seja pelo seu mundo, ele definitivamente merece um lugar na lista.
Publicidade
9. Fallout 3
Também lançado em 2008, Fallout 3 fez época, consolidando a Bethesda como uma das melhores de seu tempo. Ao mostrar uma atmosfera completamente diferente dos jogos medievais, a desenvolvedora colocou nos holofotes um jogo inesquecível.
8. Pillars of Eternity
Lançado em 2015, Pillars of Eternity é um dos responsáveis pelo retorno do gênero CRPG ao destaque merecido. A obra original da Obsidian trouxe a tona o que a desenvolvedora fazia de melhor: RPGs da melhor qualidade em que o mundo é seu para explorar.
7. Fable
Lançado em 2004, o primeiro Fable é simplesmente mágico, trazendo um mundo vivo, engraçado, e impiedoso. O título original ainda é um jogo extremamente único, que merece ser revisitado nos dias de hoje, sendo um dos melhores de seu gênero.
Publicidade
6. Wasteland 3
Um dos mais recentes dessa lista. Wasteland 3, lançado em 2020, colocou a InXile como uma das melhores desenvolvedoras do gênero. Não apenas por ser uma obra-prima, mas principalmente por carregar o legado de Wasteland com tanto êxito.
5. Pillars of Eternity II: Deadfire
Se o primeiro jogo já era especial para a Obsidian, Deadfire, lançado em 2018, conseguiu ir ainda além por ser a primeira sequência de um jogo original do estúdio. O esforço colocado aqui é notório e deve ser reconhecido, pois Pillars of Eternity 2 é uma das jóias de seu gênero.
4. Mass Effect: Legendary Edition
A trilogia Mass Effect é uma das melhores, não apenas entre os RPGs, mas também da história da indústria. A versão Legendary Edition traz todos os três primeiros jogos, com boas melhorias, tornando essa a experiência definitiva para conhecer ou revisitar a franquia.
Publicidade
3. The Elder Scrolls V: Skyrim
É impossível pensar em RPG sem pensar em Skyrim! A lendária obra da Bethesda tinha seu lugar na lista mesmo antes dela ser pensada. Lançado em 2011, TES V balançou a indústria e se colocou na primeira prateleira do mundo gamer, tanto em qualidade quanto em popularidade.
2. Fallout: New Vegas
Fechando a trinca da Obsidian na lista, temos Fallout: New Vegas. Lançado em 2010, o título foi, ao longo dos anos se consagrando como uma obra-prima e o Magnum Opus do estúdio. O deserto de Mojave precisa ser visitado ao menos uma vez por aqueles que se dizem amantes de RPG.
1. The Elder Scrolls III: Morrowind
Um primeiro lugar talvez inesperado, porém The Elder Scrolls III Morrowind é com toda certeza, uma obra-prima. Sendo lançado exclusivamente nos consoles Xbox em 2002, foi neste projeto onde a Bethesda deu os seus primeiros passos para consolidar a fórmula que a colocou nos holofotes da indústria de videogames. Fórmula essa que, posteriormente (e infelizmente), foi sendo simplificada pelo estúdio ao longo dos anos. Ainda assim, Morrowind continua sendo o RPG mais completo do estúdio. E por aquele que vos escreve, o melhor de todo o gênero, sendo indispensável para os seus aspirantes.
Mas e você? Gostou da lista? Mudaria algo nela ou colocaria outros jogos? Pretende dar uma chance para alguns deles? Comente conosco em nossas redes sociais!
Publicidade