Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Review: Expeditions – A MudRunner Game é uma ótima combinação de simulação e exploração

Os jogos da saga MudRunner/SnowRunner são conhecidos pela sua dificuldade e precisão. Os simuladores não pegam leve com a quantidade de sistemas disponíveis para controlar o veículo, e a curva de aprendizado é desafiadora. Em Expeditions, a ideia principal é carregar a alma desses títulos para um jogo mais amplo, com foco maior em exploração e trazendo novidades que modernizam a jogabilidade, tudo sem perder a essência que o diferencia dos demais jogos de simulação. Após várias horas testando o novo lançamento da Saber Interactive, vamos a nossa análise!

Jogabilidade e Sistemas

A jogabilidade em Expeditions é precisa e meticulosamente calculada. Apenas um passo em falso com o veículo e toda a sua expedição pode estar perdida! O sistema robusto de pilotagem está de volta, apresentando uma gama de opções ajustáveis em tempo real para conduzir da maneira correta os grandes veículos nas missões:

Painel de Status: aqui, você tem controle das principais partes do carro, como tanque de combustível, pneus, caixa de transmissão, motor e suspensão. Todas elas podem ser danificadas por colisões ou uso inadequado durante o trajeto, perdendo potencial – e devem ser consertadas usando peças de reposição.

Publicidade

Painel de Pneus: a pressão dos pneus também é totalmente ajustável, com um menu separado mostrando as 3 variações de pressão, bem como seus benefícios e perdas. Pneus danificados devem ser totalmente substituídos por um estepe e não podem ser consertados!

Painel de Controle: por último, mas não menos importante, é neste painel que o jogador comanda funções importantes para o funcionamento correto do carro em diferentes situações e terrenos, como ajuste de transmissão, ligar ou desligar o AWD (4×4) e a trava de diferencial.

Os veículos possuem um sistema de carga e inventário, para levar peças de reposição, galões de combustível e itens que serão úteis durante cada uma das expedições. Alguns, inclusive, são obrigatórios em determinadas missões, o que reduz ainda mais as possibilidades de manejo, que deve ser pensado com cuidado.

Publicidade

O jogo conta com uma roda de dispositivos acessível a qualquer momento durante a expedição para ajudar no progresso das missões, e aqui temos novidades. Além do já conhecido e velho amigo guincho, que ajuda na reposição ou reboque de veículos por arrasto, dessa vez temos outros apetrechos como o binóculo, que ajuda a localizar objetos coletáveis e arredores, e o drone, que é controlável e expande ainda mais a exploração dos ambientes durante o avanço pelos terrenos difíceis. Tudo é bem balanceado, e combinar os diferentes elementos de jogabilidade para ter sucesso na expedição é satisfatório, embora possa ser frustrante após uma falha em instantes finais.

De maneira geral, é um jogo que se atenta a precisão. O sistema de dia-e-noite está presente, e o tempo passa de forma progressiva mesmo dentro das expedições, interferindo na visão do jogador. A forma como os veículos se comportam em cada um dos diferentes terrenos é vistosamente perceptível, e detalhes que não estão 100% sob controle são comuns: uma simples passada por um terreno de lama pode entupir os veios dos pneus e piorar a tração, situação que só pode ser contornada alcançando terreno seco – como o de grama, por exemplo.

Veículos e Melhorias

Temos basicamente três tipos de veículos em Expeditions, que podem ser adquiridos na garagem por créditos recebidos nas expedições. As categorias são divididas pela capacidade, performance e propósito de cada um dos modelos. São elas:

Publicidade

Batedores/Scouts: veículos leves, com carga de combustível limitada e inventário de itens pequeno e baixa performance. Porém, são perfeitos pra expedições curtas e sem tantas variações de terreno, pois consomem menos combustível e tem uma taxa maior de potência em relação ao peso.

Off-roads: os mais tradicionais e mais usados. Em geral, são caminhões menores com um bom equilíbrio de potência, resistência e força, além de uma boa capacidade de carga para itens, combustível e módulos estruturais.

Pesados: brutalidade é o nome aqui. São caminhões robustos, com resistência alta e capacidades gigantes de combustível e carga. Entretanto, são muito pesados e possuem um alto gasto energético. Demandam muitas atualizações para ficarem, de fato, úteis.

Publicidade

As atualizações fazem parte da mecânica geral dos veículos. Elas alteram as características principais de cada veículo, como a relação potência/peso, capacidade de combustível e disponibilidade de tração AWD. Cada veículo ainda possui inventários de tamanhos variados, dispositivos e módulos instalados únicos.

Escolher o veículo adequado para cada expedição é um dos elementos chave em Expeditions, e é divertido brincar por aqui. Mesmo com a trava de recomendação, as personalizações e atualizações individuais de cada um o tornam ideais para determinados tipos de travessia – e piores para outros. A customização cosmética é simples, mas funciona para a proposta do jogo. A gama disponível de veículos é bem pequena, o que é meio frustrante, com o agravante que boa parte deles são acessíveis somente via DLC.

Atividades e Progressão

As expedições são as missões principais do jogo. Elas são divididas em locações variadas inspiradas em locais dos Estados Unidos e Europa, como Arizona, Colorado e Cárpatos – cada um com suas características e ambientação – subdivididas em regiões menores e temáticas, variando entre missões de coleta e carga, extração de recursos, análise de terrenos, fotografias e muito mais.

Publicidade

As expedições tem requisitos mínimos de início, como veículo adequado, capacidade de carga, módulos instaláveis e especialistas (profissionais capacitados em diferentes áreas de conhecimento que o auxiliam durante o trajeto). O patrocinador fornece um pré-pagamento para preparativos da expedição, e paga integralmente se a missão for concluída com sucesso, incluindo bônus por performance e penalidades por danos causados. Elas exploram bem o potencial do jogo, mostrando belos ambientes exploráveis enquanto extrai todas as possibilidades de jogabilidade disponíveis de forma assertiva.

Atividades secundárias também estão presentes, como tarefas, itens coletáveis e construção de atalhos, todos recompensando de alguma forma o jogador – seja com dinheiro e itens, seja com facilitadores de exploração do mapa.

A progressão de Expeditions é bem simples, apesar de extensa. O jogo consiste basicamente em fazer expedições/missões, conquistar melhorias e desbloquear novos veículos, especialistas e atualizações. O nível de dificuldade aumenta de forma progressiva, fornecendo desafios cada vez maiores e que requerem experiência e conhecimento para saber o que fazer em cada uma das situações em que se é colocado, embora se torne repetitivo com o tempo.

Publicidade

Gráficos e Performance

Os gráficos do jogo são bem agradáveis. Nada de outro mundo, mas são decentes, e fazem o necessário para construir a imersão durante as missões e exploração. Os carros são detalhados, assim como os ambientes, embora tudo seja um pouco “estático”, sem muitas animações e movimento de forma geral.

A performance do jogo é muito estável. Não tive nenhum problema com crashes e bugs, tudo funciona exatamente da maneira como deveria. Definitivamente um ótimo trabalho de otimização e polimento da Saber, ao menos na versão que foi testada (Xbox Series S).

Vale a pena?

A frase que resume com perfeição Expeditions – A MudRunner Game é: fácil de aprender, difícil de dominar. O jogo fornece muitas maneiras de controlar a situação e entender as mecânicas de jogabilidade, o que não a deixa mais simples. Foi um misto de sentimentos de curiosidade e frustração para mim, mesmo já tendo experimentado outros jogos da franquia antes.

Publicidade

Tendo isso em mente, é preciso admitir: temos aqui um simulador completo para quem busca esse tipo de experiência. Combinar as ferramentas mecânicas e visuais para preparar o próximo passo de cada jornada é interessante e dá uma real sensação de ser alguém trabalhando em uma missão de expedição. Além de tudo isso, o conteúdo do jogo é massivo, e diversas atualizações pós-lançamento já estão planejadas, o que deixará o jogo vivo por muito, muito tempo, o tornando altamente recomendável para os jogadores desse nicho.

Este jogo foi cedido gentilmente pela Focus Home Interactive. A análise foi realizada no Xbox Series S.

Expeditions: A MudRunner Game
8.0Ótimo
Descrição
Expeditions é um simulador de alto padrão, com uma jogabilidade precisa e uma boa dose de exploração. Certamente será um jogo de destaque no gênero pelos próximos anos.

Positivo

Publicidade

  • Jogabilidade precisa
  • Sistemas de simulação complexos e bem-feitos
  • Exploração imersiva
  • Gráficos decentes
  • Boa otimização

Negativo

  • Poucos veículos
  • Curva de aprendizado um pouco exagerada
  • Repetição de missões

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now