Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Review | Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma dança brutal com demônios

Shin Megami Tensei V foi lançado pela primeira vez em 2021 no Nintendo Switch, atraindo o interesse dos fãs devido ao seu sistema tático de turnos, tema pós-apocalíptico e uma trilha sonora incrível. Agora, a Atlus apresenta Shin Megami Tensei V: Vengeance – uma versão melhorada e “pro” deste jogo. A nova versão torna o jogo base melhor do que antes, proporcionando mais história, profundidade e estilo, tornando-o inesquecível no mundo de Yoshida.

Logo de cara, pode-se perceber que, ao contrário de muitos outros animes em seu gênero, Vengeance não tenta apenas refazer o que já foi feito antes. O jogo começa com uma escolha crítica: seguir o caminho original ou optar pelo novo chamado Caminho da Vingança, que se desvia da trama original do jogo. Pela sua própria escolha, você está mudando o jogo, trazendo novos obstáculos, novos personagens e uma história nova e interessante que tanto os fãs antigos quanto os novos jogadores apreciarão.

Um Mundo de Conflitos Infinitos e Desesperança

A estrutura narrativa de Shin Megami Tensei V permanece intacta: Da’at é retratado como um mundo desolado após um certo incidente, onde, como um estudante do ensino médio em Tóquio, você acorda no centro do mundo destruído. Aqui, você se funde com Aogami, transformando-se em um Nahobino, uma força divina cheia de poder mágico para sobreviver em um mundo em guerra com facções demoníacas e deuses. No entanto, Vengeance introduz uma ação que se desvia efetivamente da trama principal em um momento crucial, proporcionando uma nova perspectiva ao impasse.

Publicidade

Imagem: Divulgação/Atlus

Com essa nova rota, os jogadores são apresentados a Yoko Hiromine, uma misteriosa estudante transferida de outra escola, que possui alguns poderes mágicos. Fica claro que, com a adição de Yoko, há uma reviravolta moralmente ambígua, apresentando ao jogador novas questões a serem enfrentadas e dando ao jogo uma narrativa mais rica. Tal inclusão intensifica tensões inexistentes no original e o torna fresco e emocionante, como visto na parte do Caminho da Vingança em que ela participa.

A adição das Qadištu, um grupo de demônios femininos como principais antagonistas da nova rota, aprofunda ainda mais o jogo. Não apenas esses personagens são visualmente marcantes, mas também quebram o ciclo e oferecem novas experiências difíceis e narrativas que fazem da nova rota em Vengeance um dos aspectos mais envolventes do jogo. Essa missão para trazer de volta o deus dragão Tiamat oferece algumas das batalhas mais emocionantes e cativantes de toda a série Shin Megami Tensei.

Jogabilidade e Mecânicas

É aqui que Shin Megami Tensei V: Vengeance realmente se destaca, também é onde a diferença entre SMT V e sua série irmã, Persona, se torna mais evidente. Enquanto Persona incorpora elementos de simulação social com elementos de dungeon crawler, completos com interações sociais e enredos sombrios, SMT V, por outro lado, é o clássico dungeon crawler bruto. Vengeance também mantém esse foco, embora haja outras camadas que tornam a experiência ainda mais básica e, portanto, envolvente de alcançar.

Publicidade

Imagem: Divulgação/Atlus

Dito isso, os elementos fundamentais do combate de SMT V continuam tão brutais e complexos quanto você se lembra. O sistema Press Turn permanece o núcleo do jogo e concede ações bônus, se os inimigos forem atacados com um elemento ao qual são vulneráveis. Mas Vengeance traz novas habilidades e novos demônios que apenas aumentam o sistema em questão ainda mais. Os novos inimigos, especialmente as Qadištu, obrigam os jogadores a serem mais inteligentes e a pensar melhor em suas ações, pois até mesmo o menor erro pode ser fatal.

As “areias da balança” que permitem a transição e exploração do jogador no ‘mundo’, que definiam o jogo original, são ampliadas em Vengeance. Com a ajuda dos Magatsuhi Rails, é possível mover-se pelo mundo de Da’at quase instantaneamente, sem precisar perder tempo retornando a algum local. Isso, combinado com a opção de salvar a qualquer momento, reduz o nível de frustração que provavelmente resultaria de um encontro intransponível.

Comparação com Persona

Para jogadores que chegaram à série Shin Megami Tensei por meio de Persona igual ao meu caso, especialmente com Persona 5 ou Persona 3 Reload, SMT V: Vengeance pinta um quadro totalmente diferente. Os jogos de Persona são sociais com um pouco de dungeon crawling, enquanto SMT V persiste em desafiar continuamente sua habilidade de planejar e suportar.

Publicidade

Persona 3 Reload, por exemplo, leva o jogador pela vida escolar enquanto lutam contra forças destrutivas invisíveis. Através dos Social Links no jogo, o sentimento desolado e sombrio do personagem ganha um toque de emoção, e a capacidade de se conectar com outros personagens no jogo proporciona alívio cômico. SMT V remove esses aspectos e é mais direto e objetivo, apresentando um mundo à beira da aniquilação.

O jogo levanta temas essenciais, como certo e errado, escolha e a luta eterna entre o bem e o mal, contra um pano de fundo de anarquia pós-apocalíptica. Os personagens em SMT V são mais como encarnações sem rosto das crenças que possuem, o que torna o jogo como um todo mais uma viagem mental do que qualquer outra coisa.

Apresentação Visual e Audiovisual

A primeira coisa que impressiona qualquer jogador que já jogou o jogo original e dá uma olhada na expansão Vengeance é a melhoria nos gráficos. O jogo base já era visualmente impressionante no Nintendo Switch, mas esta edição especial para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC é ainda melhor. Os ambientes são mais detalhados, com texturas complexas e realistas e uma taxa de quadros estável que torna o mundo de Da’at ainda mais vivo do que nas sequências anteriores.

Publicidade

A nova localização de Shinjuku, introduzida nas rotas de Vengeance, é uma das adições mais impressionantes. Este lugar incorpora um design arquitetônico de alta tecnologia e simultaneamente traz uma sensação de isolamento e desespero ao ambiente, tornando-o esteticamente belo, mas perturbador de se olhar. Essas mudanças não são apenas cosméticas, mas também ajudam a tornar o jogo envolvente e cativante, puxando o jogador para o meio de um mundo devastado.

Outro atributo forte em Vengeance é a trilha sonora. Um dos melhores elementos da série que permanece inalterado é a música, e Shin Megami Tensei Vengeance adiciona alguns novos temas ao mix que são tão intensos, sombrios e memoráveis quanto os clássicos. Isso é especialmente notável com a música de batalha, pois serve como uma trilha eletrizante para qualquer um dos momentos mais difíceis do jogo.

Desafios e Melhorias de Qualidade de Vida

O jogo ainda se mantém desafiador e jogadores experientes ainda podem ter dificuldades ao enfrentar alguns dos elementos mais difíceis do jogo. O novo Caminho da Vingança oferece muito conteúdo, mas o ritmo não é consistente, especialmente na parte de Shinjuku, onde há muitas cenas e tarefas que podem ser entediantes para o jogador.

Publicidade

No entanto, esses problemas são contrabalançados por uma série de mudanças de qualidade de vida que tornam o jogo mais fácil, sem remover a dificuldade central. Algumas das melhorias incluem a opção de salvar a qualquer momento, por exemplo, o que reduz o nível de frustração que os jogadores sentem ao lutar contra chefes difíceis. Os Magatsuhi Rails também facilitam a exploração, dando aos jogadores mais tempo para se concentrar no jogo em vez de se perder no mundo.

As missões secundárias em Vengeance também foram tornadas mais diversas e informativas, pois apresentam narrativas adicionais ambientadas no universo de Shin Megami Tensei. Esses não são conteúdos supérfluos que o jogador pode ignorar; eles fazem igualmente parte do mundo e da trama.

Conclusão

Imagem: Divulgação/Atlus

Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma sequência muito boa e complexa que pega o melhor do primeiro jogo e adiciona mais conteúdo e melhorias dignas de uma sequência, além de ser muito divertida para os fãs e novos jogadores. Seu sistema de batalha complexo, história envolvente e visuais e sons impressionantes impulsionam ainda mais o jogo como um título JRPG que todo jogador interessado neste gênero deveria jogar.

Publicidade

Para jogadores regulares de Shin Megami Tensei, Vengeance surge como um novo capítulo que abre novos caminhos, novos personagens e novas aventuras. Para novatos na série como eu, é uma boa maneira de começar uma das maiores franquias de JRPG do mercado atualmente.

Este jogo foi cedido gentilmente pela Atlus. A análise foi realizada em um PC Gamer.

Setup usado: RTX 4080, i9-13900HX e 64gb RAM.

Publicidade

Shin Megami Tensei V: Vengeance
8.5Ótimo
Descrição
Shin Megami Tensei V Vengeance é um RPG da Atlus que se destaca por sua narrativa sombria, combates, fusão de monstros, escolhas morais e confrontos épicos.

Positivo

  • História
  • Gameplay
  • Combate
  • Trilha Sonora

Negativo

  • Ritmo
  • Performance
  • Port ruim no PC

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now