Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Review: Humanity é criativo, desafiador e um dos melhores puzzles já lançados

Lançado originalmente em 2023 para PC e com exclusividade temporária para Playstation 5 nos consoles, Humanity finalmente chega aos consoles Xbox One e Xbox Series X|S e diretamente no Xbox Game Pass. Passado um ano desde seu lançamento original, o que é Humanity e o que os jogadores de Xbox podem esperar do jogo de quebra-cabeça? Nesta análise, vamos dissecar sobre o que o jogo se trata e pontuar suas mudanças de 2023 até os dias atuais.

Imagem: Reprodução / Enhance Games

Afinal, do que se trata Humanity?

Humanity é um jogo de puzzle com uma estética minimalista e apresentação visual de se elogiar, em que você está na pele de uma espécie de cão-espiritual e deve guiar a humanidade de ponto A até ponto B (ou diversos pontos) em mais de 100 mapas no decorrer de sua campanha. O jogador realizará esse feito através de comandos posicionáveis pelo cão-espiritual em como a multidão de humanos deve se comportar em seu caminho, como realizar uma mudança de direção, pular objetos, empurrar blocos, empunhar espadas e diversas outras opções.

Imagem: Xbox Originals

Humanity não tenta contar uma história através de um enredo com começo, meio e fim. Ele brinca com a natureza humana e seu comportamento através de metáforas, mais explícitas nos segmentos finais de sua campanha. O jogo leva cerca de 15 horas para ser concluído, podendo ser estendido em até 20 horas ou mais se você deseja completar 100% dos objetivos secundários de cada mapa.

Publicidade

Fácil de entender, difícil de dominar

O jogo é bastante convidativo a novos jogadores, mesmo os que não estão habituados com jogos de quebra-cabeça, afinal, não são muitos os comandos disponíveis para o jogador posicionar nos mapas iniciais, sendo normalmente comandos simples como mudança de direção e pulo básico. O jogo possui 7 áreas de desafios, denominadas “sequências”, cada uma com um tema e comandos específicos e, à medida que o jogador avança, novos conjuntos de mecânicas são apresentadas, dificultando gradualmente a compreensão de como completar cada mapa e a coleta dos objetivos secundários – os “Goldy”, que podem ser necessários para avançar para a próxima sequência.

No final do jogo, o jogador terá controlado a humanidade através de trilhos automáticos, pulos extremamente longos, ramificações, coleta de armas lasers para eliminação de inimigos e muito mais. Tudo isso, enquanto sua tela está repleta de multidões se locomovendo e você ajustando a sua estratégia em tempo real. Então, se prepare para passar bons minutos tentando desvendar a melhor forma de concluir determinados mapas.

Imagem: Reprodução / Enhance Games
Imagem: Xbox Originals

Publicidade

Experiência compartilhada que pode se tornar infinita

Para os jogadores que terminarem a campanha principal e quiserem dose extra, Humanity não decepciona. Pois oferece um criador de mapas que podem ser compartilhados pela comunidade na própria interface do jogo. O criador segue o mesmo conceito dos mapas do jogo principal, comandar a humanidade de ponto A ao ponto B ou ramificações desse objetivo. Porém, dessa vez, o jogador terá a liberdade de realizar mesclas de comandos que normalmente não são encontrados nos mapas comuns.

Imagem: Reprodução / Enhance Games

No momento que escrevo essa análise, não são muitos os mapas disponibilizados pela comunidade, afinal se trata de um período pré-lançamento. No entanto, é de se esperar que a oferta de mapas dos próprios jogadores aumente cada vez mais, conforme o tempo vai passando e novos jogadores se desbravam no criador.

Algumas novidades seriam bem-vindas

Apesar de Humanity se destacar entre os jogos de quebra-cabeça, a versão que está sendo lançada hoje (30 de maio) se trata exatamente do jogo apresentado no ano passado e não apresenta mudanças ou novidades significativas. A nova oferta de Humanity poderia ter recebido algumas novidades em relação ao seu lançamento original, como novos mapas ou “sequências” extras na campanha principal e até mesmo novas opções de acessibilidade e idiomas – como localização para o nosso idioma, que não está presente, tornando experiência mais convidativa para um grupo ainda maior de jogadores.

Publicidade

Vale a pena?

Apesar da falta de novidades no lançamento de 2024 para os consoles Xbox, considero Humanity um jogo belo, relaxante e altamente criativo no que se propõem, sendo obrigatório para fãs de quebra-cabeça e altamente recomendado para jogadores que não costumam jogar jogos do gênero. Com desafio na medida e progressão de dificuldade feito da forma correta, tenho certeza que Humanity te agradará.

Imagem: Reprodução / Enhance Games

Uma cópia de Humanity foi cedida gentilmente pela equipe de desenvolvimento para a produção dessa análise, a quem agradecemos. O jogo foi jogado em um Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

Humanity está disponível para Xbox One, Xbox Series X|S e PC e incluso no Xbox Game Pass.

Publicidade

Humanity
9.0Excelente
Descrição
Com sua apresentação amigável, Humanity consegue a proeza de ser criativo, desafiador na medida certa e se consagra como um dos melhores jogos de quebra-cabeças dos últimos anos.

Positivo

  • Desafiador
  • Progressão na medida certa
  • Visualmente carismático
  • Acessível para novos jogadores do gênero

Negativo

  • Poucas novidades em relação ao lançamento de 2023
  • Sem suporte ao Português Brasileiro

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now