Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prince of Persia The Lost Crown tem uma excelente otimização presa a um passo que não foi dado

Entendendo os jogos de Plataforma

Os jogos de plataforma, em geral, não buscam alcançar realismo gráfico, mas isso não os impede de serem visualmente deslumbrantes. Vários fatores contribuem para essa beleza, como a temática, direção de arte e animação, que são exemplos notáveis de como um jogo pode ir além da qualidade gráfica. Prince of Persia é um caso exemplar em que esses elementos são executados de forma excepcional.

Prince of Persia The Lost Crown/Xbox Originals

A diversidade de cenários com um profundo trabalho de direção de arte e a temática são pontos extremamente bem acertados no game. No entanto, apesar dos fatores listados acima, o jogo não traz nenhuma evolução que se espera em um jogo lançado em 2024, isso é claro, não exime o jogo de ser excelente, que fique dito, ok?

Qualidade de texturas e iluminação global

Vamos começar pela qualidade gráfica em si, como já dito, não espero de um game de plataforma realismo, além do mais, já sabíamos que Prince of Persia seria um jogo com estilo mais cartunesco e isso não é surpresa. O fato é que mesmo dentro desse estilo, o jogo peca em suas texturas gerais, deixando as áreas e personagens com uma impressão de falta de polimento.

Publicidade

Os fundos de cenário, que normalmente já são deixados um pouco de lado nesse estilo de jogo, ficam piores ainda, brilhando apenas em áreas centrais bem específicas. A física dos ambientes também peca um pouco e, por sua vez, na maioria dos locais tudo acaba ficando muito estático, tirando algumas partículas que sobrevoam o cenário indicando a existência de algum vento.

Prince of Persia The Lost Crown/Xbox Originals

A parte de iluminação do jogo não traz nada de novo, é um sistema de iluminação central feito na própria engine e nada mais. Os pontos adjacentes de luz são bem básicos e nada dinâmicos, o que pode ser destoante em alguns momentos em que eles poderiam ser mais caprichados. As sombras por sua vez, são bem atuantes principalmente nos cenários ao ar livre, porém nos meus testes elas ainda sim, demonstraram não estar no ultra, ficando pixeladas em ambos os consoles Xbox.

Prince of Persia The Lost Crown/Xbox Originals

Desempenho nos consoles Xbox Series

E claro, falando em consoles temos que citar o desempenho dos Xbox Series X e S de maneira específica, e a resposta é que eles fazem ambos um excelente trabalho! Nos meus testes, a versão cedida para análises demonstrou trabalhar com uma resolução aproximada, sendo 4K nativo no Xbox Series X e 1440p podendo estar acima no Xbox Series S a meu ver. No Xbox Series S também é possível notar um pouco mais de serrilhado do que a versão de Series X, mas nada muito gritante.

Publicidade

Prince of Persia The Lost Crown/Xbox Originals

Uma coisa que é exatamente igual em ambas as versões é a taxa de quadros, ambos estão a 60 quadros por segundo que se mantém extremamente estáveis. A Ubisoft afirmou que no patch day one o modo 120hz estará disponível para o Xbox Series X.

Prince of Persia The Lost Crown/Xbox Originals

Em suma, Prince of Persia é um jogo lançado em 2024, porém com características técnicas de jogos da geração passada, o game não entrega nada de novo mesmo nas versões de consoles de nova geração. A parte boa de tudo isso é que hardwares mais modestos poderão usufruir do jogo de maneira muito satisfatória, entregando assim uma experiência para mais pessoas dentro do universo dos games.


Publicidade

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Ritatis et quasi architecto beat

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now